Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Da Lapa a São Conrado: sugestão de roteiro de caminhada

É assim, dez horas da manhã, você vai para um bloco em Santa Teresa. Se empolga com o bairro e resolve subir o morro mais um pouco. Encontra um castelinho, uma igreja Ortodoxa Russa...

E então vê uma placa indicando o Corcovado, é enganado pela ilusão de proximidade e resolve esticar a caminhada só mais um pouquinho. Passa por UPP dos Prazeres (digo, do Prazeres), passa por fino de carro, percebe um companheiro de caminhada esquisitão, com jeitão de pagador de promessas... Mas quando chega lá, descobre que tem que pagar R$27 pra subir o restinho que falta. Já que vc está ali, resolve explorar a redondeza e descobre a estrada das Paineiras. Caminha, corre, toma banho de "cachoeira" (ou algo do tipo).

Ao fim da estrada, vc pode subir a estr. do Sumaré ou picar a mula e descer pro Alto da Boa Vista (veja que é possível descer para o Alto). "But, whatahell, já que tô aqui mesmo, vamos ver que vista essa estrada esconde ali em cima". Resp.: Muito pouca e além do "logo ali" tinha muito mais subida.

Após chegar naquele ponto que a estrada não subia mais e só iria descer. Começa a volta.
Detalhe: O cenário te faz achar que estava num daqueles comercias de carro, que ele fica subindo ladeiras estreitas, no meio do nada, super arborizadas. Muito massa.

(A partir daqui acabaram as fotos)

Desce Sumaré, desce p/ o Alto, observa algumas placas felizmente alertando p/ a sua presença (Ela dizia: "Dirija devagar, animais na pista"), engana, digo, encoraja outros dois pedestres que perguntam se o Cristo estava perto ("Sim, só uma horinha").
Então, vc descobre que o Alto não está onde vc achou que estava. A placa aponta para a esquerda Barra e para a direita Tijuca. Ambos longe pra cara***. E vc achando que estaria vizinho a São Conrado ou Jardim Botânico...
Detalhe: Parece que quase todos os casarões do Alto estão abandonados. Uns muito interessantes, um cenário um pouco "bizarresco".
Vc vê um ponto de ônibus: um vai pra Barra, outro para Afonso Pena e o outro vai para o Centro dando a volta ao mundo. Mas vc quer chegar no mar.Nessas horas só o google salva (o Maps), pois eu não perguntaria p/ os habitantes locais. Seria um sinal de fraqueza. Temível.

Visualizar Caminhada pela floresta em um mapa maior

Assim vc vê que depois de umas 2.534 curvas, duas rotatórias e três pontos de ônibus, vc vai chegar num lugar próximo à praia, na favela das canoas. Vc acha que o Maps é burro e segue o caminha mesmo assim.
Desce mais morro, sobe mais morro. Muros altos, casas grandes, ninguém na rua. Estr. de Furnas, Estr. da Gávea Pequena, Rua anônima, Estr. da Pedra Bonita... Opa! Isso é perto da São Conrado. Mas a estr. só sobe. Sobe, sobe, sobe e lá está ela, a Pedra Bonita. O problema é que vc está o ponto em que carro não sobe mais. ALto pra cara...mba (sem mais palavrões, por favor).
A vontade é de subir pra dar uma olhadinha, mas os pés dizem que não, vc obedece e segue em frente. A Pedra da Gávea tb tá logo ali, vc quase pode ver o túmulo do rei fenício.
Vc anda mais um pouco e encontra um mirante. Maravilha, vamos ver se tem favela mesmo. Não tem. A praia parece próxima, mas vc tá alto pra ca... (deixa assim).
Mas tá bom, pra descer é mole. Que tal um corridinha?
Vc percebe que correr na descida tb cansa. Além disso, vc vc percebe que não tem um único lugar que venda água. Apenas casarões. É o primeiro momento do dia que vc sente falta de gente.
Assim, quando de repente, vc ouve um Axé tocando a música dos Avassaladores (É o pente, é o pente...) e pensa se não é melhor voltar para a floresta. Os pés e agora tb as costas te dizem que não, desça!
Mais 20 min e vc chega na praia de São Conrado. Perfeito. Faz uma dancinha discreta e esquisita pra comemorar. Alonga. Dá um mergulho na praia. Espera secar. Pega o ônibus vazio para o Centro via zona sul, uma "dona esponja" senta ao seu lado, começa a cochilar e balançar e vc pensa: "Bons os tempos em que eu andava pela floresta..."

Diz o Maps que esse roteirinho tem 30 km. O próximo irá até o Recreio.