Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

As delícias de uma teoria furada









Figura 1

Figura 2
     Hoje eu estava pensando sobre a vida. Fazendo reflexões sobre o que seria isso. Será que existe? De que se alimenta? Quem inventou? É de comer?

     E assim, divagando e vagando por aí, entre palavras e ideias, meio louco e embriagado de sacolé de maracujá, me perdi da ideia principal e me enamorei de uma outra. 

Figura 3
     Já percebeu como é divertido discutir sobre assuntos aleatórios e complexos e daí sair com descobertas não fundamentadas? 

  Admita, falar de coisas abstratas sem fundamento algum é sempre mais divertido. Assim, como mostrar de forma indiscutível que verduras fazem mal à saúde, por exemplo.

     Teorias furadas são tão boas na escrita quanto nos bate-papos. O delicioso prazer de devolver ao papel, o seu papel de liberdade. Liberdade de pensamento, de ideias... liberdade de si e das amarras da lógica. 

O poder de encontrar com a loucura, chamar para um passeio de bicicleta e arriscar se perder em mundos paralelos.

Figura 4
     O papel te permite escrever “havferits tsoircs”, por exemplo. Eu poderia escrever páginas inteiras assim. O único problema é que meus quatro leitores me abandonariam... 
    
    O papel me permite, mas a crítica me oprime... A Id e o Superego expostos... "Deixa quieto", diz o Ego escorregadio.

     A discussão seria mais ou menos assim:
Id: “havferits tsoircs”!
Superego: Deixa de bobagem! Fale direito!!!
Id: Hoje vamos falar de “havferits tsoircs”. Vai ser demais! Todas as suas maravilhosas qualidades. O mundo precisa saber disso!
Superego: Besteira. Senta lá, Id.
Ego: Hum, não. Conte mais sobre isso, Id.
Superego: =/
Id: Então, “havferits tsoircs” é o que há na Nova Era. A salvação da humanidade. “havferits tsoircs” é tipo “juovst”, mas em dobro. Não, ao quadrado! Tipo ao quadrado multiplicado pelo infinito...
Superego: Aff...
Ego: Prossiga, Id.
Id: Prosseguir com o quê?
Ego: Com sua explicação sobre “havferits tsoircs”.
Id: Ah, não. Isso já é passado. Totalmente over. Agora acho que deveríamos escrever como seria legal apostar uma corrida em uma pista toda coberta de bananas recheadas de caqui!
Superego: E como você vai rechear bananas com caqui, sua besta!
Ego: Acho que começou a novelas das oito.
Id e Superego: Ah, que bom!
...
     Lendo isso, me faz lembrar uma das mais importantes faces do papel. 

Figura 5
     O papel e sua dupla face...

     Fontes:
  1. http://www.aviagemdeodiseo.com/blogbr/wp-content/uploads/2012/04/o_pensador_do_seculo_xxi_474185-e1334781764559.jpg
  2. https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/77/4d/62/774d62f2a3c25c74ddcb2e71a14dbaee.jpg
  3. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1aZfoO1KP9j0RPeorhbBbuWvQ9qetP5EKf49itdKhjga_KLk92k7zFbOZ0dtyLCdOMd4LzME8UHISWdkXHW_S9tVJBDBokK95Pk9oao3M5UEeoKZNO7Kuz0IEOEmEh_kZFe9BKFRtRF8/s400/macaco+darwinista.jpg
  4. https://c1.staticflickr.com/9/8206/8237145359_69e756ea94_b.jpg
  5. http://i.ytimg.com/vi/v4XClOLK9Uc/hqdefault.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário