Páginas

domingo, 2 de agosto de 2015

Receita para seguir receita

                                            
     Todo mundo segue, seguiu ou seguirá alguma receita. Desde os metódicos até os mais inconsequentes. Afinal, essa é uma importante distinção do ser humano. 

Eu sou particularmente fã de receitas, com exceção da federal. Essa eu odeio. Ela e o presente entregue na véspera do meu aniversário, a declaração de imposto de renda. Senti calafrios agora.

As receitas médicas também não são minhas preferidas, mas não são de todo o mal. Quando vou ao médico, isto significa que já estou bem ruim e só sairei satisfeito de lá se sair com uma receita nas mãos. Na minha cabeça torta, o que cura é o remédio. O médico é apenas o detentor do bloquinho que me permite o acesso à cura. Assim, receitas médicas são ok. Principalmente, se o plano reembolsar depois.

Mas as receitas mais utilizadas e conhecidas são as culinárias. Elas são incríveis, são mágicas. A culinária para mim é uma das mais antigas formas de ciência ou magia (ignore minhas afirmações não fundamentadas). A precursora da bruxaria e da alquimia. A mãe de todas. A culinária é a ciência mãe que deu origem a todas e a todos alimentou. E aqueles que a dominam são os mestres dos elementos. (Gostou Dona Benta?)

Os alquimistas estão chegando
O conhecimento de saber quando deixar algo secar ou não, colocar no fogo por determinado tempo e determinada temperatura, qual a quantidade de cada ingrediente... Esta é uma das formas mais simples de verificar a evolução humana, com sua habilidade de transferir e criar conhecimento coletivamente.

Neste momento você pensa: "Mas o assunto não era receita?". Enquanto eu estou pensando: "Um bolo de brigadeiro agora cairia bem". E o meu estômago insaciável nos traz de volta ao assunto.
Eu não sou nenhum mestre dos elementos, mal conheço o nome de boa parte dos pratos de que gosto, mas existe algo que dá um pouco daquele poder aos pobres mortais como eu: as receitas culinárias (e o google).

Alguém, talvez um mestre dos elementos, talvez um observador atento, registrou os passos necessários para eu seja capaz de manipular o fogo, a água, alguns vegetais e minerais, de modo a ter como resultado um belo e delicioso bolo de brigadeiro.
Bolo que irá se transformar e se acumular naquele "pneuzinho" em nossa barriga. Talvez uma espécie de vingança por nos alimentarmos de nossa própria criação, como deuses cruéis que somos... Ops, fugindo do assunto.

Mas por que mesmo com receitas tão claramente definidas, ainda assim produzimos resultados diferentes? Disse uma tia minha que era a mão do cozinheiro, outra disse que era por que eu era burro, e uma terceira me mostrou que o leite estava azedo. As três estavam certas. O leite estava azedo, fui "burro" de não saber reconhecer quando um ingrediente não está adequado, e me faltava um pouco daquela intuição que permite resolver pequenos desvios ao longo do processo, decorrentes de ferramentas e ingredientes não padronizados.

A receita é perfeita, o mundo é que não é.

Talvez por isso seja tão difícil seguir receitas de sucesso financeiro, receitas para encontrar o amor verdadeiro, receitas para alcançar o prazer máximo na cama, receitas para ser bom pai ou mãe... receitas para construir uma bomba atômica (não que eu já tenha tentado construir uma bomba). Seria interessante se tivéssemos receitas para seguir receitas. Ou melhor, uma receita para padronizar o mundo, as pessoas, as coisas..., mas bem, acho que isso já está em processo de algum modo.

O fato é que não me importo que meu bolo tenha ficado solado. Ficou com um gosto concentrado, com um sabor diferente de qualquer outro que eu lembre já ter comido, mas ainda gostoso. 

O que gosto nas receitas não é a possibilidade de replicar algo perfeito, mas a possibilidade de com base em um conhecimento estabelecido, eu possa criar algo novo, desconhecido. Como dizia Isaac J. Newton, um colega de escola, "a possibilidade de que montado em ombros de gigantes, eu possa comer meu bolo em paz, sem precisar dividi-lo com ninguém".
                                                            

Fontes das imagens (por ordem de aparição):
  • https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgF2UrRqbb-ggINkFyHvTwlLHSM1F6Cu3lw7wVTTd5Sn1FAb8tTRFvn0AGfDG10ccQVk9W90rwFXGkOSxmy0ErCraH6mWJHZpDVEMesYDnMkCOeKCwg8BR7Wc9rBeAyFXK0eEwH4WC_xPHl/s1600/cozinheiro0kp.png
  • http://blogs.estadao.com.br/vida-de-solteiro/o-demonio-o-anjo-e-o-leao-da-receita/
  • https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHpfU3_4BeEcuaOpGCtp0PafYzRnoQ0I7UdYZu7lFJqdOYiMgFCWKdDZWat67wS4YxNgruVHg1k_-4BmXZEHrnWgpM6_PERKW9aCZhqc5XnANSqQkV3meBXIpmktyx4KHV7vYVVS0LbOc/s1600/Sadia_Livrodereceitas_Himidia_DonaPerfeitinha_post_IMG01.png
  • http://i.ytimg.com/vi/O9NFCN_4bDs/hqdefault.jpg
  • http://ak-hdl.buzzfed.com/static/2013-12/enhanced/webdr05/31/13/anigif_enhanced-buzz-2643-1388515954-30.gif
  • http://lt_2.dihitt.net/links_thumbs/2013/04/07/13532179.jpg
  • https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/bc/bf/ed/bcbfedb7022dafaba41cca11d57b2e06.jpg


2 comentários:

  1. Ahahahahahahahaha... eu adorei a foto do bolo!
    Faça seus bolos! Sinta-se feliz por fazer algo para você. E qualquer coisa você pode colocar uma bola de sorvete do lado e jogar umas castanhas por cima e dizer que é brownie, Aposto que estará melhor do que a maioria vendido por aí.

    ResponderExcluir